terça-feira, 30 de novembro de 2010

Rumo certo?

Dou por mim, muitas vezes, a pensar se tomei o rumo certo na minha carreira. É certo que "carreira" não existe actualmente em Portugal no que há enfermagem diz respeito.
Assim, que poderia ter feito ou deveria ter feito? Investido mais na minha formação? Ter investido em outras áreas da saúde que não apenas a urgência/emergência? Ter investido numa carreira virada apenas para a formação? Pois não sei...

Ao fim de quase 15 anos de profissão, a dar o meu contributo em prol dos outros, dou comigo numa encruzilhada de pensamentos, sem saber bem para onde ir, sem saber bem o que fazer. E o pior nisto tudo, não vislumbrando um futuro mais ou menos próximo, melhor ou pior, é que ainda me faltam 30 anos para a idade da reforma!!
Não que me queira reformar, longe disso, mas apenas não sei o que quero fazer nos (muitos) anos que me faltam.
Penso muitas vezes também, em abrir um negócio meu, algo em que eu possa colocar o meu saber, disponibilidade e empreendedorismo ao serviço do cliente. No entanto, para isso é preciso dinheiro que não tenho...
Para investir na formação, é preciso dinheiro...voltamos ao mesmo...

A solução para já é mesmo trabalhar por conta de outrem. Não que tenha algum problema nisso, bem pelo contrário, mas gostava de ter um papel (um outro papel) mais activo na escolha do meu futuro, naquilo que quero e gostava de fazer, sem estar dependente de terceiros, de uma conjuntura nacional/internacional, que não sabendo quando vai -se alterar, permita à Enfermagem dar o salto qualitativo de que necessita.
Também aí nem à Enfermagem me sinto "preso". Com efeito, e não descurando a profissão que, livremente, escolhi e tanto me tem dado, estou perfeitamente disponivel para experimentar outras áreas do saber, outras competências e outros desafios. Desde que devidamente recompensado, estou pronto para mudar e arriscar!!
Também se sentem assim? Ou sou só eu?

Há medida que vou vendo outras realidades, contactando com outras gentes, outras formas de fazer as coisas (umas melhores outras piores) mais vontade tenho em mudar, em fazer mais e melhor. Infelizmente, em Portugal, vejo cada vez mais o panorama a ser negro, muito negro, no que há inovação, experimentação e motivação diz respeito. Vejo as pessoas cada vez mais desmotivadas (um pouco como eu talvez), sem capacidade de reacção, e vejo "lideres" (se é que o são ou alguma vez o foram) a deixarem as coisas se arrastarem neste marasmo, sem motivarem as pessoas, sem lhes darem condições para elas produzirem mais e melhor.
Com efeito, dá-se cada vez mais importância ao lucro (fácil de preferência) sem no entanto se dar a devida importância às pessoas que tem a responsabilidade de o fazer.
Parece haver uma cultura instalada em que não se dá valor ao capital humano das empresas, em que não se dá o devido valor e respeito, àqueles que diáriamente, nessas mesmas empresas lutam por uma posição no mercado que lhes dê não só o sustento no final de cada mês, um emprego, mas também, uma motivação/ satisfação por um trabalho bem feito.
Porque será que é assim? Porque será que neste mercado global Portugal continua 30 anos atrás do que de melhor se faz lá fora? Será assim tão dificil copiar o que de melhor se faz e adaptar à realidade Portuguesa?
Para se ter resultados há que investir e, primeiro há que investir nas pessoas pois são elas que vão fazer as coisas acontecerem...ou não!

É isso que tenho visto, é isso que tenho encontrado e que tanto me fascina. A forma como lidam com as pessoas, a maneira como as fazem sentir importantes, reconhecidas mas, ao mesmo tempo, responsabilizadas é algo que me tem fascinado...talvez resida aí a solução para o meu "problema"...investir na área dos recursos humanos, quem sabe não é essa " a minha praia"?!?


Os pensamentos passam como relâmpagos dentro da minha cabeça...não vou escrever mais...não sei se vão lêr isto, se vão pensar nisto, se vão comentar...gostava de ter opiniões, decisões, sugestões...contento-me apenas se, com estas minhas palavras, conseguir que pensem e, de alguma forma, me ajudem...

Beijos e abraços